Em Rainbow Six 3 - Raven Shield o jogador volta a fazer parte da melhor equipe de combate contra o terrorismo. Baseado na obra do escritor Tom Clancy, o game desenvolvido pela Red Storm, produzido pela Ubi Soft e distribuído no Brasil pela Eletronic Arts segue investindo forte na linha do realismo. Basta apenas um tiro para o jogador ser morto (one shot, one kill). Logo, é preciso planejar muito bem as ações de resgate.
O jogo conta com15 missões singleplayer que vão desde a Suíça até uma ilha no Caribe e ainda possui mais 6 mapas especiais para multiplayer. Aliás, três missões se passam no Brasil: duas no Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre. Na maioria das vezes o jogador tem de eliminar terroristas e resgatar todos os reféns. Existem algumas exceções como no caso da Argentina, quando é preciso invadir um local e colocar uma escuta telefônica. Também é possível baixar novas mapas pela Internet.
Para ser bem-sucedido em Rainbow Six 3 é preciso formar uma equipe sempre selecionando os melhores em cada função. Às vezes o jogador será obrigado a criar dois e até três grupos. Depois é só escolher a melhor tática e se preparar para a ação. Após de "zerar" o jogo, ainda é possível entrar nas fases disponíveis no modo "Praticar Missão", "Lobo Solitário (Lone Wolf)", "Caçada ao terrorista (Terrorist Hunt)" e "Resgate de Reféns (Hostage Rescue)" que são mais alguns atrativos no jogo.
Os gráficos são um dos maiores destaques da nova versão de Rainbow Six. As texturas são ótimas e o nível detalhamento dos cenários melhorou bastante. É possível ver buracos de bala na parede, por exemplo. Os efeitos de luz estão impressionantes bem como as sombras. A parte sonora do jogo é excelente. As músicas conseguem criar um clima de tensão. O barulho das armas está perfeito. Mais importante ainda é possível notar pelo barulho, os passos de oponentes que estão por perto.
A jogabilidade continua como um dos pontos fortes da série Rainbow Six. Apesar de usar um grande número de teclas é possível controlar o time com precisão. Agora também é possível dar ordens para os demais integrantes da equipe. Ou seja, se o jogador quer que um grupo avance ou recue um ícone aparece no meio da tela exatamente com a ação que ele irá executar. Basta então apertar a tecla de ação (barra de espaço). Para facilitar ainda mais as coisas o jogo é legendado em português, o que facilita a compreensão da trama.
O arsenal de Raven-Shield, contém 57 armas que variam de Fuzis de assalto até pistolas automáticas. As armas podem ser incrementadas com diversos equipamentos como por exemplo: silenciadores, pente de alta-capacidade e, até mesmo, mira térmica para sniper rifles. O jogador ainda conta com outros equipamentos úteis no combate como granadas (fragmentação, flashbangs, fumaça e gás lacrimogêneo), e o famoso HeartBeat Sensor.
O multiplayer de Raven Shield é outro destaque do game. São diversos tipos de modo de jogo. No modo " Colaborador " (Coop) os jogadores se reúnem num mesmo time para enfrentar o computador em diversas situações: " Caçada ao terrorista (Terrorist Hunt), Resgate de Reféns (Hostage Rescue). Para quem gosta de ação desenfreada existe o modo Adversário (Adversarial). Neste modo existe a possibilidade do confronto de uma equipe contra a outra (Team Deathmatch), ou cada um por si (Deathmatch). Ainda existem o modo "Bomb" onde uma equipe tem que impedir que a outra plante a bomba, o modo Reféns (Hostage) onde uma equipe deve resgatar reféns e a outra impedi-los e por último, o modo Piloto (Pilot) onde uma equipe tem que escoltar um piloto para uma determinada área do mapa e ao outra, tentar evitar que isso aconteça.
Se você gosta de jogos do gênero, aí vai a dica de um ótimo game.Paulo Pinheiro